sábado, 1 de dezembro de 2007

LITORAL RS


Litoral

A Região Litoral do Estado abrange uma superfície aproximada de 69.000 km2, 58 municípios, e se estende no sentido NE-SW, por 620 km de costa retilínea, apresentando como característica uma praia arenosa, extensa e contínua, ambientes geologicamente recentes, extremamente frágeis e muito ricos em biodiversidade.

Observa-se uma sucessão de ecossistemas que se desenvolvem paralelamente à faixa de praia, constituída por dunas móveis, lagoas costeiras interligadas, banhados, marismas e dunas vegetadas.

O uso e ocupação do solo vai modificando à medida que percorremos a região litorânea, de norte a sul.

Desta forma, de maneira a facilitar a implantação do processo de gestão, a
região foi dividida em quatro grandes unidades de planejamento:

Litoral Norte, Litoral Médio Oeste e Litoral Médio Leste, separados pela Laguna dos Patos, e Litoral Sul.
Na zona litorânea da porção norte, a economia é sustentada basicamente por atividades ligadas ao veranismo, como a construção civil e a prestação de serviços, além do desenvolvimento de atividades agrícolas em pequenas propriedades, como arroz, abacaxi, fumo e banana.

A porção média oeste caracteriza-se pelas plantações de arroz e pecuária em grandes propriedades, além de culturas diversificadas, como fumo e florestamento. Destaca-se a concentração industrial dos ramos alimentar, petroquímica e fertilizantes em Rio Grande e Pelotas.

PALMARES DO SUL
Histórico

Palmares do Sul foi criado no período do Brasil-Império como distrito pertencente ao município de Vila da Conceição do Arroio, hoje chamada de Osório.Entre 1920 e 1950 ganhou importância com implantação de um porto às margens do Rio Palmares e uma ferrovia até Osório. Formou-se, então, um entroncamento hidroferroviário, de onde se exportava couro e lã.Em 1930 foi introduzido o cultivo do arroz, cultura que mantém a cidade na condição de um dos principais municípios gaúchos produtor deste cereal.O município possui 16 lagoas próprias para esportes náuticos, pesca e lazer.
BACIA DO LITORAL MÉDIO
O Município de Palmares do Sul pertence a Bacia do litoral Médio do Rio Grande do Sul, possui população total de 10.854 habitantes (IBGE, 2002), tem aproximadamente uma área de 1091,43km² (Secretaria da Agricultura e Abastecimento 2002), abrange uma área na Bacia de 98, 23% (GEOFEPAM, 2002), Altitude 9 m. Considerado um município de Porte Médio-Pequeno, limita-se ao norte com Capivari do Sul, ao sul com Mostardas, a leste com o Oceano Atlântico e a Oeste com a Lagoa do Patos.

ASPECTOS GEOGRÁFICOS E ECONÔMICOS

Distritos: Granja Getúlio Vargas, Butiatuva, Casa Velha, Frei Sebastião, Bacupari e Balneário Quintão.

Densidade Demográfica (2006): 12,2 hab/km², Taxa de analfabetismo (2000): 11,53 %, Expectativa de Vida ao Nascer (2000): 74,05 anos, Coeficiente de Mortalidade Infantil (2006): 8,47 por mil nascidos vivos; PIBpm(2004): R$ mil 155.804; PIB per capita (2004): R$ 13.105; Exportações Totais (2006): U$ FOB 1.271.233Data de criação: 12/5/1982 (Lei nº . 7654).

Munícipio de origem

Osório, Tramandaí, Mostardas e Viamão.
Prefeito atual: João Tadeu Vasconcellos da Silva

Vice-prefeito Joaquim Marques de Azevedo Netto.

ATIVIDADES ECONÔMICAS

As atividades econômicas do Município Palmares do Sul está direcionada ao Turismo das praias locais, e consideráveis atividades econômicas voltadas ao Cultivo do arroz (40.000t/ano), a pecuária (32.000 cab. gado; 12,000 cab.ovinos), apicultura (30t/ano mel) e a pesca (110t/ano). Também tem o comércio em geral e indústrias de beneficiamento de arroz, de madeira (11.000 há florestas de pinus e eucaliptos), metalúrgica e fábrica de esquadrias.

IRGA- EMATER/RS

IRGA - Instituto Rio Grandense do Arroz: sediado no distrito de Granja Getúlio Vargas, onde possui uma fazenda de 11.029 ha com infra-estrutura para produção de arroz irrigado, gado de corte e atividade florestal. Atualmente conta com mais de 100 parceiros produtores de arroz irrigado numa área cultivada anualmente de 2.500 ha. A área de floresta é de 3.200 ha sendo 2.900 ha de eucaliptos, 200 ha de pinus e 100 ha de mata nativa. O rebanho bovino ultrapassa 2.000 cabeças, de propriedade de arrendatários.
O Município de Palmares do Sul tem sua estrutura de produção voltada ao cultivo de arroz irrigado, bovinocultura de corte e silvicultura, principalmente. O cadastro do INCRA/92 registra 708 propriedades, observe-se que alguns proprietários possuem mais de um cadastro. A Secretaria Estadual da Fazenda, no ano de 1995, registrou 751 produtores rurais, ou seja, que possuem talão Modelo 15 . Atualmente são 260 orizicultores. A análise geral de indicadores como tipos de solos, clima, aptidão agrícola, crédito subsidiado, e outros ; explica em parte a tendência monocultural da agropecuária do Município.
De forma generalizada 40% dos solos do Município são considerados aptos a produção de arroz irrigado em alternância com pastagens nativas e/ou melhoradas com espécies adaptáveis. São solos sujeitos a períodos prolongados de encharcamento no inverno devido a presença de lençol freático alto e drenagem natural deficiente. Outra parte significativa da área, aproximadamente 40% apresentam-se aptas ao cultivo de pastagens, e culturas anuais como sorgo, cebola e soja. Porém, com restrições quanto a textura arenosa, pouca capacidade de drenagem e deficiência hídrica no verão. Complementarmente, em torno de 20% dos solos são considerados extremamente arenosos e aptos a silvicultura (eucaliptus e pinus ). Considerando apenas o fator solo, as principais restrições ao desenvolvimento de alternativas economicamente viáveis e uso continuado dos fatores de produção, dizem respeito principalmente a aspectos relacionados com a baixa fertilidade natural, excessos ou deficiências hídricas e texturas as vezes bastante arenosa, e em outros mais argilosa ( fatores esses, em muitos casos, controláveis ). Além dos fatores reconhecidamente restritivos ao desenvolvimento de uma agropecuária mais diversificada, podemos considerar aspectos histórico-culturais onde constatam-se na forma e origem da ocupação, distribuição de glebas, por exemplo, a tendência histórica da grande propriedade voltada a criação extensiva de bovinos de corte.

Estrutura Fundiária do Município

Uma rápida análise dos dados disponíveis sobre a estrutura fundiária do Município, embora que referentes ao ano de 1985, mostra que propriedades até 50 ha , somam 384 estabelecimentos e representam 65,4% do total ocupando área correspondente a 5,61% da área total. Os estabelecimentos acima desta área, 51 a 10.000 ha, somam 203 estabelecimentos, representam 34,5% do total e ocupam área correspondente a 94,39 da área. Segundo a Secretaria Estadual da Fazenda, no ano de 1995, eram 751 propriedades rurais . Parte dos pequenos proprietários do Município trabalham como safrista na lavoura de arroz, nem sempre são produtores e as vezes mantém suas propriedades praticamente inativas e/ou arrendadas. É significativo também o número de parcerias entre as médios e grandes proprietários. Aproximadamente 50% da área de arroz no município é arrendada. A análise dos dados cadastrais do INCRA, Secretaria Estadual da Fazenda e IBGE, apresentam-se de difícil interpretação quanto ao número real e caracterização mais precisa da condição dos produtores, proprietários e arrendatários, devendo evoluir com o novo cadastramento, em fase de conclusão.
Considerando os dados expostos, a sazonalidade da cultura do arroz, a baixa produção alternativa de inverno e outros cultivos de verão, nota-se que apesar da pujança produtiva há ociosidade na utilização de diversos fatores de produção tais como, mão de obra, terras produtivas, capacidade de armazenamento de grãos, irrigação, uso de máquinas e implementos.

Distrito atualmente já pensa em sua emancipação!

O Balneário Quintão, Distrito do Município de Palmares do Sul, tem 11Km de praia dividida em:Sede, Rei do peixe, Frade, Santa Rita e Balneário Dunas Altas.

Vista Aérea de Quintão em 1980

Vista Aérea de Quintão em 1980

Vista Aérea de Quintão em 2002

Vista Aérea de Quintão em 2002
Crescimento x Educação Ambiental

Água, por um bem comum à humanidade

A água é um recurso essencial a vida humana, pois desempenha um papel fundamental de substrato à vida em diferentes ecossistemas e, por meio do ciclo hidrológico e da circulação atmosférica global, é elemento essencial para a regulação climática do Planeta.
Em função dos problemas relativos à falta de um gerenciamento adequado das águas, cada vez mais evidente, o setor de recursos hídricos vem ganhando importância e interesse por parte da sociedade brasileira e mundial.


Disponibilidade x Demanda

A lagoa de Quintão á o recurso hídrico que abastece a população do balneário Quintão e possui fator importante na irrigação das lavouras de arroz, onde pequenas, medias e grandes propriedades realizam a monocultura.
O crescimento da população, as inúmeras instalações de poços artesianos, construções de casas nos últimos anos deram novas características ao Balneário.
A população de Quintão é constituída por aproximadamente cinco mil habitantes, chegando a cem mil em época de veraneio, criando um descompasso na infra-estrutura que o local dispõe.

QUAIS OS FATORES QUE ESTARÍAM OCASIONANDO O ENCOLHIMENTO DA LAGOA?

QUAIS OS FATORES QUE ESTARÍAM OCASIONANDO O ENCOLHIMENTO DA LAGOA?

O que significa mata ciliar?

As matas ciliares são aquelas que ficam bem próximas às nascentes, córregos, rios e lagos protegendo suas margens da erosão e do ressecamento dos barrancos, evitando o estreitamento de seus leitos e facilitando a infiltração da água da chuva, que chega com maior facilidade ao lençol freático. Além disso, as matas ciliares ajudam a estabilizar a temperatura das águas e são ricas em variedade de plantas e animais silvestres, por isso as matas ciliares são consideradas áreas de preservação permanente pelo código florestal e pelas legislações estaduais.


DRENAGEM NATURAL DEFICIENTE

DRENAGEM NATURAL DEFICIENTE
_ Os solos sujeitos a períodos prolongados de encharcamento no inverno devido a presença de lençol freático alto e drenagem natural deficiente. Outra parte significativa da área, aproximadamente 40% apresentam-se aptas ao cultivo de pastagens, e culturas anuais como sorgo, cebola e soja. Porém, com restrições quanto a textura arenosa, pouca capacidade de drenagem e deficiência hídrica no verão.

O que significa o assoreamento dos rios e lagos?

O assoreamento é o acúmulo de areia, solo desprendido de erosões e outros materiais levados até rios e lagos pela chuva ou pelo vento. Quando isso ocorre, cabe às matas ciliares servirem de filtro para que este material não se deposite sob a água. Quando as matas são indevidamente removidas, rios e lagos perdem sua proteção natural e ficam sujeitos ao assoreamento, e ao desbarrancamento de suas margens, o que agrava ainda mais o problema.

O assoreamento reduz o volume de água, torna-a turva e impossibilita a entrada de luz dificultando a fotossíntese e impedindo renovação do oxigênio para algas e peixes, conduzindo rios e lagos ao desaparecimento. Evitar e controlar erosões no solo, além de manter as matas ciliares intactas é a melhor receita para evitar o assoreamento.


Tais problemas sejam eles naturais e ou causadas pela ação humana, estão prejudicando diretamente as nossas Lagoas litorâneas

Problemas que se justificam com o uso inadequado dos recursos hídricos

“a insuficiência de água está relacionada ao aumento sazonal do consumo tanto por proprietários e arrendatário de terra, como dos turistas, veranistas que não consideram a problemática atual, grave.

Turismo e Lazer

Turismo e Lazer
Por quanto tempo?

Turistas levaram as múltiplas árvores, plantadas para amenizar a degradação do meio ambiente!

Dunas virão aterro para terrenos?

Os serviços de abastecimento de água

A população do balneário depende de poços artesianos e ou os chamados de mini poço.

O mini poço é usado para poço de pequena profundidade, não reconhecido técnicamente, pois sua captação de água é de lençol freático ou melhor lençol de superfície, portanto sujeito a contaminação bacteriana ou química e a esgotamento, pois este lençol é instável em função da falta de chuva. Um dos elementos essenciais é a porção da entrada de água (filtros). Uma vez que é por onde a água do aqüífero penetra no poço, o seu projeto requer uma cuidadosa análise dos fatores hidráulicos que afetam o desempenho do poço. Isso se aplica particularmente a um poço que colhe água de um aqüífero arenoso, consolidado ou não.

São necessários conhecimentos específicos sobre a perfuração adequada dos mini poços.

Esgoto

O esgoto é depositado em sistemas de fossas, que variam entre uma a três dependendo da estrutura física da construção.

Cuidado: Perfuração de mini poço x fossa
A qualidade da água pode estar relacionada a instalação desses dois. Caso contrário haverão manifestações de viroses, entre outras doenças.

Quintão sofre para receber o IPTU

Quintão sofre para receber o IPTU
Correio do Povo

Fepam

“É preciso haver responsabilidade solidária para garantir qualidade ambiental na temporada de veraneio. A população pode colaborar ligando o esgoto doméstico às redes de existentes, os órgãos de governo – União, Estado e Municípios - devem investir em saneamento básico e os proprietários de estabelecimentos comerciais precisam evitar as ligações clandestinas aos esgotos pluviais. A defesa do meio ambiente é obrigação coletiva”.

Gerações futuras

São múltiplos os fatores que estão ocasionando o possível encolhimento da Lagoa de Quintão.

Para que as futuras gerações possam usufruir do recurso hídrico disponível não só no Balneário Quintão e adjacências, como em toda região, será preciso sanar os problemas relacionados a estrutra física, geográfica e econômica do local, pois estas dependem da conscientização por parte desta sociedade.

Política

A política da água precisa ser integrada à viabilidade econômica e indispensavelmente englobar a solidariedade social, a cooperação, a responsabilidade ecológica e a utilização racional dos recursos hídricos, para não comprometer as necessidades das gerações futuras e dos demais seres vivos que partilham a água do globo terrestre.

HOMEM

O Homem é o principal agente transformador, cuja responsabilidade social está em aprender a conviver em grupo e em assumir seus erros. Perdemos tempo e boa parte das nossas riquezas naturais apontando o dedo a alguém...antes de fazermos isso, primeiro deve-se fazer uma auto-avaliação para saber o que "eu" faço totalmente correto.
O pior homem é aquele que se importa consigo mesmo.